terça-feira, 2 de março de 2010

Chuva fina deixa Defesa Civil de prontidão em Nova Iguaçu


“São as águas de março fechando o verão”. Assim como os versos da música de Tom Jobim, já no primeiro dia do mês marcado pelas chuvas, a cara do verão, com muito sol e calor, vem sendo substituída pelas baixas temperaturas e tempo fechado, anunciando a chegada do outono, no próximo dia 20. Ontem, em todo Rio de Janeiro a média não passou de 20º e em pleno aniversário da cidade, que completou 445 anos, os cariocas tiveram que comemorar debaixo de guarda-chuvas.
Na Baixada Fluminense, com a previsão de tempo ruim até a próxima quinta-feira, a Defesa Civil da região está em estado de observação. Segundo o tenente-coronel Paulo Renato Vaz, coordenador da Defesa Civil de Nova Iguaçu, esse é o primeiro estágio de atenção para eventuais ocorrências decorrentes das ações da natureza típicas desse período. “Ainda não tivemos ocorrências graves nesses últimos três dias, mas com a possibilidade de chuvas até quinta-feira, manteremos todos os agentes de prontidão. Em Nova Iguaçu, os índices de desabamentos vêm diminuindo devido às ações da Operação Verão, que age em áreas de risco na normalidade a fim de evitar problemas durante os períodos de chuvas”, afirma Paulo Renato, alertando que em qualquer sinal de desabamento, como estalos na parede e rachaduras, os moradores saiam de suas casas e acionem a Defesa Civil através do telefone 199.
A Operação Verão 2010, iniciada em janeiro, já registrou até o momento mais de 500 ocorrências e 200 casos de desabamento. O projeto, que tem ação conjunta com órgãos da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar, termina no próximo dia 31. Diariamente a Defesa Civil de Nova Iguaçu mantém atualizada a previsão do tempo em seu site: defesacivilni199@blog.spot.com. A previsão do tempo para hoje é de que chova cerca de 31 milímetros, com temperaturas em torno de 21º e amanhã 16 ml.
O telefone de emergência 24h da Defesa Civil de Nova Iguaçu é o 199. O órgão está localizado na rua Itacuruçá, 137, Centro, atrás da prefeitura.

Foto: Marco Antonio Oliveira
Reportagem: Fernanda Rodrigues
Publicação: Jornal de Hoje, 02/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário